Imagem capa - O que as noivas precisam saber para não errar na escolha do sapato perfeito. por Palloma Campello
DICAS

O que as noivas precisam saber para não errar na escolha do sapato perfeito.

E ai, meus bens!? Tudo bem?

Voltei pra falar de conforto e dor de cabeça, tudo ao mesmo tempo, na ponta dos pés!

Quem tem a audácia de falar que o sapato da noiva não é item de extrema importância, "erra feio, erra rude!"
Mais ainda quem diz que é um item que mal aparece... Aparece! E como aparece!
Quando anda, quando senta, quando sob escadas...

Sem contar que a noiva (desculpem rapazes! Prometo fazer um post só para vocês!) é o ponto alto do evento e toda atenção dos convidados será voltada para ela.




A escolha do sapato de noiva tem que estar de acordo, principalmente, com o local do evento e, em segundo lugar, com o tipo de vestido.
Este item é ainda questionável, uma vez que a moda não é uma ciência exata e é possível fazer muitas combinações irreverentes à gosto do cliente, mas dentro do clichê básico do que já é conhecido no mundo dos casamentos, os modelos de vestidos ainda têm bastante influência nessa escolha.

Se o casamento é no campo, por exemplo, não é aconselhável sapatos de salto muito altos e finos, bem como os casamentos na praia que sequer exigem sapatos.
Já o casamento religioso em igreja, seja ela qual for, pede um sapato um pouco mais formal ou elegante, como sinal de respeito.

A relação com o vestido é mais voltada á que tipo de modelo você optou em casar - se mais clássico ou moderno, mas é determinante que, independente do estilo escolhido, a barra esteja perfeitamente alinhada ao tamanho do salto para que não ocorra nenhum tipo de acidente.


Agora que já falei um tanto sobre a importância do sapato de noiva, vou te dar dicas de como não errar na escolha deles!


O tamanho do salto!


Aproveitando o gancho sobre a barra do vestido de noiva que eu acabei de falar, a primeira regra sobre o tamanho do salto é: Use aquilo que você já está acostumada a usar!
Não vai ser do dia para a noite que você vai se acostumar a ficar aproximadamente 7h em pé em um salto 15.
E se você não tiver costume de usar salto algum, não tem problema nenhum nisso! Já existem no mercado lindíssimas sapatilhas para noivas!

Agora, se você não abre mão do salto, a melhor escolha é o modelo meia pata com fechamento no tornozelo. É o que vai te garantir maior segurança na caminhada até o altar e nos momentos mais badalados da pista de dança.

Independente do tamanho e segurança, priorize o conforto!
Compre palmilhas para amortecer o impacto durante o dia e garanta que no dia seguinte, seus pés não estejam de mal com você.


Não combinar o tom do sapato com o vestido.


É necessário harmonizar as cores do sapato com o vestido, no caso de ambos serem "brancos".
No mundo do casamento, o branco, por incrível que pareça, tem variações.
A cor "off white" é muito solicitada justamente para quebrar o branco absoluto, mas não deixa de estar na mesma cartela.
Se o seu vestido for branco, é de bom tom que o sapato também seja, já que se você colocar um sapato off white, ele vai dar a impressão de amarelado ou envelhecido.

Para não errar na hora da compra do sapato, peça um pedacinho do tecido do seu vestido como prova e leve com você.




Sapatos coloridos, sim! Mas que combine com a cor da festa.


As mais ousadas recorrem à cores e eu acho LINDO!
Diz muito sobre a identidade da mulher, sobre sua personalidade, quando ela consegue imprimir esse tipo de escolha no casamento.
Mas é importante considerar que ele não se torne um ponto fora da curva.

Se pra você o sapato colorido faz mais sentido, tente combiná-lo ao seu buquê ou às cores escolhidas para a decoração do espaço.




Não experimentar o sapato no dia da compra, ainda dentro da loja!


É muito bom encontrar o sapato dos sonhos!
Aquele que você projetou o tempo todo, no formato certo, no modelo certo, na cor certa!
Algumas vezes, você sequer está presente no momento da compra... aquela madrinha que sabe de tudo viu e te mandou uma foto e você não pensou duas vezes em mandar ela comprar logo antes que suma da prateleira.

Mas é de suma importância que você experimente o sapato no ATO da compra.
Ninguém quer jogar dinheiro fora, certo?
E se não der? E se ficar grande? E se machucar aquele pedacinho que não deveria? E se a loja não tiver outro tamanho ou nenhum outro que combine com o que você precisa? E se...
São muitas variáveis e você pode acabar levando gato por lebre!

Outra coisa que acontece muito é que com muitas opções, provamos um só pé de cada.
Outro grande erro! Temos pés de tamanhos diferentes e onde um está ótimo e confortável, o outro pode não estar.
Você precisa entender que essa escolha é especial e, por isso, vai te demandar mais tempo que a compra de um sapato qualquer.
Sendo assim, não faça com pressa... vá com tempo para calçar os dois pés e ainda dar uma circulada pela loja para sentir a estabilidade do salto e garantir o conforto pro dia do casamento.

É uma mentira sem tamanho, essa história de comprar o sapato "perfeito" acreditando que, com o tempo e até o casamento, você vai amolecer/alargar/lacear a ponto de sair qualquer pequeno defeito que você tenha sentido no ato da compra.
Se não sentir conforto antes mesmo de pagar, não leve!




E agora? Mais segura para a compra do seu sapato de noiva?
E você que já comprou, cometeu algum desses erros?
Me conta aqui!
E se você acha que pode ajudar alguém a também não errar na escolha do sapato, não deixe de compartilhar!

Muitos beijos e voltem sempre!

Até a próxima! <3